top of page

A esperada biografia de Elis Regina, escrita por Julio Maria, repórter do jornal O Estado de S. Paulo, traz a história da maior cantora do País . “Elis Regina – Nada Será Como Antes” narra a vida da cantora desde seus primeiros dias em Porto Alegre, onde interpretava “Fascinação” ao lado das amigas nas escadarias de um colégio, até sua despedida trágica, aos 36 anos, quando estava prestes a, de novo, mudar tudo em sua vida.


“Não vivi a era de Elis. Quando ela faleceu, em 19 de janeiro de 1982, eu tinha nove anos de idade, e diante dessa personagem gigante, fui o que sou há 16 anos: repórter. Me joguei com o respeito que a história merecia, mas sem nenhuma tese a defender. Creio que o olhar descontaminado de paixões ou ódios ajude a traçar um perfil mais humano e menos divino”, diz Julio Maria.

Elis Regina. Nada Será Como Antes (2015)

Ney Matogrosso: A Biografia (2022) 

Resultado de cinco anos de pesquisa e quase duzentas entrevistas, a história de uma das mais relevantes personalidades artísticas do Brasil de nosso tempo.

Aliado apenas à própria intuição, Ney Matogrosso abriu um caminho único na música brasileira. Enfrentou as intransigências do pai militar e os dogmas da Igreja católica, sobreviveu aos anos de chumbo e à sombra da aids, manteve-se firme diante das promessas de riqueza do showbiz, das críticas a seu “canto de mulher” e da vigilância das censuras.
O jornalista e biógrafo Julio Maria passou cinco anos perseguindo a trilha de Ney para contar a história de um dos personagens mais transformadores da cultura do país. Visitou a casa em que ele nasceu em Bela Vista do Mato Grosso do Sul, a vila militar em que viveu a conturbada adolescência com o pai em Campo Grande e o quartel da Aeronáutica que o abrigou como soldado no Rio de Janeiro. Encontrou um irmão mais velho do qual a família não tinha notícias, levantou documentos de agentes que o observaram durante a ditadura e localizou fatos raros da fase Secos & Molhados. Ney Matogrosso ― A biografia vai às camadas mais profundas da história de Ney para entregar a vida de um artista que pagou caro por defender seu direito de ser livre.

“Leitura emocionante, Julio Maria vai fundo no retrato do artista que marcou para sempre a vida brasileira. […] O namoro com Cazuza, a força com que Ney assistiu à morte de tantos namorados e amigos pelo vírus da aids, as atuações em teatro na juventude e em cinema na maturidade, a dignidade e sabedoria de sua aproximação e chegada à velhice (que nele nunca parece combinar com esse nome), tudo no livro mostra um ser humano fascinante, que engrandece a percepção da nossa vida como sociedade.” ― Caetano Veloso

Uma boa resposta depende, invariavelmente, de uma boa pergunta. E isso o jornalista Júlio Maria, após mais de 130 entrevistas, sabe fazer muito bem. No livro Palavra Cruzada - O Jogo da Entrevista você tem um verdadeiro panorama de quem faz cultura no Brasil de hoje: de FHC a Mano Brown, passando por Gilberto Gil, Sidney Magal e Paulo Autran, são 50 entrevistas onde personalidades falam como nunca falaram antes.

Palavra Cruzada. O Jogo da Entrevista (2009)

ESGOTADO

Pela primeira vez na história o papa Bento XVI abre uma exceção e resolve santificar Antonio de Sant'Anna Galvão fora dos domínios do Vaticano. O livro "Santificado Est" conta a extraordinária saga de Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro. Seus milagres, sua infância, a luta pela santificação e suas pílulas milagrosas estão entre as histórias narradas pelos jornalistas Daniela Tófoli e Júlio Maria. Você vai conhecer a vida do homem que já era considerado santo mesmo antes de morrer, em 1822.

Santificado Est - Frei Galvão, o Primeiro Santo Brasileiro (2009)

ESGOTADO
bottom of page